Índios


Deixo bem claro não sou a favor de crueldades contra a humanidade, genocídios e qualquer tipo de preconceito racial ou étnico.

Podendo agora me expressar livremente, é um absurdo o governo gastar uma fortuna com a FUNAI. Primeiro, toda verba para algum setor no Brasil, tem seu desvio e nunca é usada integralmente. Segundo, para proteger o quê? Os índios é claro. Mas os índios estão precisando é de tomar vergonha na cara e decidir qual estilo de vida eles querem : Como índios ou como cidadãos comuns.

Não vou generalizar, como em toda regra existe exceções. Há muito tempo os índios perderam sua identificação cultural, seu estilo de vida principal: cultivar, rituais, caçar e artesanato próprio. Índios agora têm celular, carros, micro-ondas, geladeira, fogão de seis bocas, notebook com internet via radio. Que índio é esse? Posso me considerar um índio também? Tenho quase tudo isso, e mantenho meus rituais todo fim de semana de tomar minha cerveja com amigos.

Quatrocentos mil índios vivem no Brasil. Infelizmente não mais como índios. Se temos parcela de culpa em todo processo dessa modernização - temos - , mas nada mudaria se não fosse interessante. Hoje existe o índio-corretor: aquele que negocia pedaços do território da tribo para desmatamento ou para garimpo; índio-branco: vai para a cidade estuda, ganha bolsa família, vale gás, faz uns bicos na cidade grande e volta para sua “cabana” há tempo de ver o jornal nacional sem pagar qualquer imposto; índio-feirante: aquele que vende qualquer bugiganga que a tribo faz, até mesmo aqueles que somente eram usados em rituais do mais sagrado.

Teríamos de ter os índios como um patrimônio, como nossa origem, o início cultural brasileiro. Teríamos. Pois os próprios índios querem ser vistos como índios quando os interessam. Índio entrar na justiça por pedaço de terra em Brasília? Índio Ter advogado? Com todo respeito a quem pensa o contrário, há maioria de índios estão é precisando virar homens, trabalhar, estudar, pagar impostos e largarem essa vida de sanguessugas parasitas. Todos esses índios que citei, a FUNAI deveria fazer um processo de urbanização e colocar esses lacaios na sociedade comum.

0 comentários: